V SELE
Resumo
A sala de referência do berçário II possui uma organização de espaços interativos que proporcionou que toda a turma vivesse, durante todas as manhãs, momentos de muitos significados, de muita interação entre os colegas. E através do olhar observador das professoras atentas a cada movimento a tudo que acontecia no cotidiano da turma, o projeto proporcionou experiências ricas e significativas através de narrativas curtas e assim fomos criando mini histórias. O desenvolvimento do referido projeto contribui para que as professoras validassem os momentos vivenciados reconhecendo cada descoberta da turma. As mini-histórias surgiram a partir de um sorriso que demonstra que aceita, que seu amiguinho entre na caixa de mercado junto para viver o mundo da imaginação com ele. Ou de um gesto de carinho quando um colega fazia o outro amiguinho de seu bebê, fazendo dormir e entre balbucios surge uma “nana nenê”. Como também de um olhar convidativo, e entre panos e bonecas nos transmite através do seu comportamento o carinho e cuidado que recebem dos pais ou de quem cuida de mim. Situações que vivenciamos em que os próprios bem pequenos criam sendo protagonistas do seu desenvolvimento, pois ao inserir as crianças bem pequenas no mundo das histórias, promovemos não apenas o desenvolvimento da linguagem e da comunicação, mas também a construção de vínculos afetivos entre educadores e toda turma. Além disso, as mini-histórias ajudaram a desenvolver a escuta atenta, ao permitir que os bem pequenos se identificassem com os personagens e situações vivenciadas incentivando a autoria e autonomia das crianças, de modo que favoreceu a construção de habilidades cognitivas, físicas, sociais e emocionais. Esse projeto passou por todos os lares, fazendo um rodízio de uma caixa contendo as mini-histórias da turma. Ademais, a família fez como devolutivo registro através de fotos do projeto em seu lar, respondendo um questionário de como foi a reação do filho e toda família. Como recurso, usamos vários tipos de material, como caixa pequena de papelão, carretel, soupla (papelão), marcador de páginas plastificado e papel A4, uma caixa e um caderno. A avaliação do referido projeto ocorreu através do olhar atento do professor, registro de fotos e análise das devolutivas das famílias.