top of page
fernanda1.png

MARCELO, MARMELO, MARTELO

AUTORIA

Fernanda Ferreira Bergman

INSTITUIÇÃO / MUNICÍPIO

Escola Básica Municipal Padre Dr. Itamar Luis da Costa / Imbituba

Resumo

Iniciamos o projeto trabalhando com livro “Marcelo Marmelo e Martelo”, de Ruth Rocha (1976), por ser de uma escritora brasileira com vários livros e alguns temas muito interessantes para serem abordados com os alunos, usando esse livro nós podemos até nos identificar um pouco com o personagem do livro, pois a maioria das pessoas, quando criança, tem curiosidade em conhecer novas palavras usando também sua imaginação para inventar as palavras, perguntando aos seus pais o porquê de tal palavra, o que significa. A proposta que esse livro traz condiz muito com a nossa realidade, até porque o terceiro ano do ensino fundamental também está no período de conhecer muitas palavras, de descobrir o significado delas. Nós começamos a criar cartazes com palavras-chave: lemos o texto, identificamos palavras desconhecidas e os alunos levaram-nas para casa para pesquisar os significados. Depois, trouxeram as palavras para a sala, corrigimos juntos e as colocamos em um cartaz exposto. Esse processo será repetido com diversos textos. O projeto contribui significativamente para a imaginação dos alunos, além de despertar seu interesse, criatividade e senso crítico. Ele incentiva a leitura colaborativa e a interpretação, promovendo também a troca de ideias. Além disso, desenvolve habilidades de síntese, apresentação oral, organização de ideias, argumentação e empatia, ao mesmo tempo em que os alunos se aprofundam na caracterização dos personagens. Por fim, estimula a escrita e a expressão, ao mesmo tempo que avalia o entendimento do livro. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, a organização e a forma do texto e o seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. (EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. Assim, baseado no livro de Ruth Rocha, criamos nosso próprio livro, uma releitura em formato grande. Eles elaboraram a narrativa do texto e as imagens ilustrativas, cujo resultado final ficou bem colorido e ali eles expressaram a aprendizagem do livro. Utilizamos cartolinas, lápis e algumas folhas coloridas. Estudando o que é cordel, assistimos a vídeos sobre o gênero e suas canções. Os alunos também criaram seus próprios cordéis baseados no livro de Rocha (1976). Eles fizeram a narrativa e as ilustrações, que penduramos em uma linha com grampos, imitando a exposição dos cordéis, abrangendo assim uma cultura que eles ainda não conheciam. Além disso, criamos textos para uma "gaiola de texto" e fizemos uma paródia do conteúdo do livro, utilizando a música "Era uma vez", de Sandy & Junior. Também começamos a usar a "Maleta da Leitura", incentivando ainda mais a leitura e a escrita dos alunos. Eles levam a maleta para casa com um livro e devem responder a um questionário sobre o que leram. Na aula seguinte, trazem de volta e compartilham suas respostas com os colegas.

bottom of page