V SELE
Resumo
O projeto foi desenvolvido com os alunos do 1º ano 04 e tem como meta fazer com que a aprendizagem não seja apenas um processo cognitivo, senão também afetivo. Isso ressalta a importância das emoções e das interações sociais na educação. Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social. Neste contexto, o projeto “Maleta da Leitura: Leia, Reflita, Plante e Produza” surge como uma iniciativa inovadora para promover a alfabetização infantil e a consciência ambiental. O objetivo principal deste projeto é enriquecer o processo de aprendizagem das crianças, fomentando o prazer pela leitura enquanto se desperta nelas a importância do cuidado com o meio ambiente. A função da “Maleta da Leitura” é estimular o gosto pela leitura e pela escrita, integrando temas às atividades propostas que vão além da leitura. Elas integram ilustrações sobre o contato das crianças com a natureza e promovem exercícios de leitura e escrita. Assim, além de ler, as crianças são incentivadas a refletir sobre suas experiências no ambiente natural. O projeto vai além da alfabetização, uma vez que ele ensina as crianças a valorizar e a cuidar do meio ambiente, preparando-as para se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis. Ao estimular a leitura e criar um ambiente de aprendizado afetivo e integrado, contribuímos para a formação de uma nova geração, que não apenas sabe ler e escrever, mas que também ama e cuida do mundo em que vive. Exercitando a curiosidade intelectual e recorrendo à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a imaginação e a criatividade, contemplamos as habilidades de produzir palavras, frases de estrutura simples com o auxílio dos pais, referente a sua opinião sobre o meio ambiente; ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente e por memorização. A “Maleta” contém duas literaturas infantis cuidadosamente selecionadas: “O Varal das Letras”, de Ieda Nilza da Silva (2021), e “A Sujeira que Fizemos”, de Michelle Lord (2022). A primeira introduz as crianças ao alfabeto de forma lúdica e divertida, enquanto a segunda aborda de maneira acessível a problemática da poluição dos oceanos. Essas histórias buscam despertar a curiosidade e o amor pela leitura, fatores essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos leitores. Além disso, a maleta conta com um caderno de atividades proposto para que as crianças realizem exercícios de leitura e escrita, um saquinho de sementes para experiências de plantio e observação e caixa com papéis com espaço para que cada criança escreva palavras incentivadoras com a participação de sua família. As famílias são protagonistas junto com as crianças, pois é um momento que envolve a todos. A avaliação é contínua e permanente, são avaliados os hábitos de leitura, depoimentos dos alunos e famílias que se envolvem com o projeto, o conhecimento e percepção adquiridos, acesso aos livros e a espaços de convivência antes e depois do projeto.