V SELE
Resumo
O presente trabalho iniciou-se a partir da proposta do Projeto de leitura da Escola C.E.M Vice-prefeito Cecílio Couto Silveira, tendo como objetivo estimular a leitura com prazer. A obra literária abordada, “O Menino do Dedo Verde", de Maurice Druon (1957), traz reflexões importantíssimas para todo leitor, seja criança ou adulto, e nos relembra da importância de sempre semear o bem. Dá uma segunda chance de ver o mundo pelos olhos de uma criança, de enxergar a vida com sua inocência que não vê maldade em nada e que, ao mesmo tempo, se indigna diante das injustiças, das violências do mundo e o desejo de levar esperança às pessoas. Levou os estudantes a uma experiência inspiradora. Despertou neles o desejo de levar esperança às pessoas, por meio da beleza das flores. Ademais, muitas habilidades foram trabalhadas, a saber: estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler, apoiando-se em seus conhecimentos prévios, confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas; Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário; Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos; Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade; Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Tais habilidades proporcionaram trabalhar as competências gerais, a exemplo de: Repertório Cultural, Empatia e Cooperação, Responsabilidade e Cidadania e Comunicação. Assim, iniciamos as atividades com a leitura diária realizada pela professora, e no coletivo, em voz alta, dos capítulos do livro de Druon, seguida de uma discussão/abordagem sobre o enredo, personagens e temas principais. Explicamos a importância de preservar a natureza e o conceito de "magia" na história de Tistu (personagem principal). Realizamos atividade prática na horta escolar (projeto permanente da escola), onde os alunos plantaram e cuidaram das flores comestíveis pesquisadas e inventariadas, de acordo com a obra literária. Na produção escrita, os alunos escreveram um resumo sobre o livro e produziram uma história em quadrinhos de acordo com a narrativa. Organizamos um debate sobre o impacto das ações de Tistu na comunidade, como pequenas ações podem causar grandes mudanças, reflexão sobre o que aprenderam com a história e como poderiam aplicar esses aprendizados em suas vidas e no cotidiano escolar. Também foram organizados momentos de reconto no espaço escolar, quando os alunos foram multiplicadores da essência da obra. De forma geral foram avaliados o envolvimento dos alunos no projeto da horta e o cuidado com as plantas, considerando também a capacidade de relacionar o projeto com a história do livro; a criatividade, a organização e a relevância das histórias recontadas pelos alunos, assim como a capacidade de associar ao contexto do livro; a participação dos alunos na interação e a profundidade das reflexões escritas e orais, observando a capacidade de conectar a história com suas próprias experiências e pensamentos.