V SELE
Resumo
Acreditamos ser de suma importância que as crianças, desde cedo, aprendam a respeitar e a valorizar a natureza e o meio ambiente. Através de histórias infantis, conversas, exemplos e atitudes dos pais e educadores, busca-se cultivar nas crianças um amor pela natureza que as leve a apreciar o mundo natural e a atuar proativamente na sua preservação. Para atingir esse objetivo, utilizaremos práticas inovadoras e atrativas no processo de ensino-aprendizagem, como a leitura de histórias, diálogos entre colegas e experimentos fora da sala de aula. Essas atividades são fundamentais para despertar nas crianças o prazer da leitura, atenção, reflexão, questionamentos e cuidados. Deste modo, incentivamos a participação das crianças em conversas em pequenos grupos (EI03CG02RS-04), nos quais elas possam escutar seus colegas e esperar sua vez de falar, promovendo habilidades de comunicação e empatia. Estimulamos a expressão livre por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura (EI03TS02), incentivando a criatividade e a criação de produções bidimensionais e tridimensionais. Neste sentido, fomentamos o interesse das crianças pela escuta de diferentes gêneros textuais (EI03EF07RS-02), desenvolvendo o gosto pela leitura e a imaginação. Promovemos atividades de reconto de histórias ouvidas (EI03EF05), nas quais as crianças possam recontá-las para a produção de reconto escrito, com o professor atuando como escriba. Ademais, pudemos proporcionar experiências práticas como a da chuva utilizando um vidro suspenso e uma chaleira, ou a criação de pequenos terrários (EI03ET03RS-02), observando e documentando o seu desenvolvimento. Incentivamos, também, a observação e a descrição de mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos que envolvam fenômenos naturais e artificiais (EI03ET02). Espera-se que, através destas práticas, as crianças tenham desenvolvido uma maior conexão com a natureza e uma compreensão mais profunda sobre a importância da sua preservação. Além disso, atividades que incentivam a leitura, a expressão artística e a realização de experimentos científicos promoverão um aprendizado mais holístico e engajador, preparando as crianças para serem cidadãos conscientes e responsáveis. Sobre o desenvolvimento, no primeiro dia, sentamos em roda para escutar a história. Todos ouviram atentamente e, em seguida, conversamos sobre a leitura. Fiz alguns questionamentos para estimular a reflexão e a participação das crianças e depois da discussão, distribuí imagens de diferentes partes da história e pedi que cada criança fizesse uma releitura a partir da imagem recebida. Depois, elas pintaram as imagens, explorando sua criatividade e compreensão da história. No segundo dia, relembramos a história e, em seguida, as crianças pintaram o castelo do gigante. Depois de pintado, recortamos e colamos o castelo em palitos, criando um cenário tridimensional que envolveu a coordenação motora e a imaginação das crianças. Por fim, no terceiro e último dia, fomos para o pátio da escola. Sentamos em roda novamente e expliquei como aconteceria o processo de germinação das sementes e os cuidados que deveriam ter. Cada criança plantou suas sementes e como este dia marcava o início das férias, cada uma levou seu feijão para casa. A tarefa das férias era cuidar do feijão e enviar fotos assim que começassem a nascer. Recebi várias fotos e mensagens das mães, compartilhando o quanto os filhos estavam felizes e empolgados com a atividade, evidenciando o impacto positivo e o engajamento gerado pelo projeto.