V SELE
Resumo
Este projeto objetivou estimular os alunos a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis na escola e em casa. O projeto também possibilitou a prática do saber coletivo de forma interdisciplinar e a participação da família também foi fundamental. O local que normalmente serve de depósito de lixo, mato e detrito, pôde se tornar um espaço produtivo que favoreceu a todos. Dentro desse espaço, pôde ser construído também uma composteira, nas quais foram colocadas as cascas de verduras, frutas e legumes consumidas na escola. Dentre várias atividades propostas, o desenvolvimento de experiências sobre o cultivo da horta na escola é gratificante tanto para o professor, quanto para o aluno que vivencia todo o processo de desenvolvimento da planta até chegar o momento da colheita. Assim, a horta de orgânicos se tornou um campo vasto de aprendizagem e boas experiências, auxiliando de forma preventiva a saúde das crianças. Ao observar os alunos consumindo a merenda escolar, foi possível perceber que muitos deles não tinham hábitos de consumir saladas. Ao serem questionados, responderam que não gostavam. Então, surgiu a ideia de construir uma horta na escola e, então, o projeto “Horta na escola” foi desenvolvido com os alunos do 5º ano. O espaço era muito pequeno e para colocá-lo em prática, foi preparado o solo e depois dado início ao plantio das primeiras sementes e mudas. Foi feita uma ficha de observação do plantio e, em equipe, todos os dias eles observavam e regavam acompanhando todo o processo de ensino-aprendizagem. Outras turmas foram convidadas para participarem do projeto, mas faltou interesse de alguns professores. Ademais, muitos desafios foram surgindo durante o processo, tais como falta de mudas para o plantio, solo infértil, o espaço etc., mas em nenhum momento faltou interesse dos alunos. Todos participavam e cada equipe tinha uma função de observar e anotar todo o processo de desenvolvimento das plantas. O objetivo inicial foi alcançado e foi muito gratificante, pois os alunos mudaram seus hábitos alimentares em casa e na escola. A horta foi um sucesso e todos os alunos foram envolvidos do plantio até a colheita. Os vegetais foram usados na merenda escolar para todos os alunos e também doados para o consumo em casa. Esse projeto ensinou habilidades práticas e também promoveu uma maior compreensão de uma alimentação saudável. Dentre os objetivos esperados estavam: incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis, estimulando os alunos ao cultivo e consumo de alimentos; dar oportunidades aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos e criar na escola uma horta pela qual todos se sentissem responsáveis. Em sala de aula, de forma interdisciplinar com as componentes curriculares de Ciências, Língua Portuguesa e Matemática, foram desenvolvidas pesquisas sobre os vegetais, sobre a estação própria para o plantio e sobre a necessidade específica de cada planta de água, luz e espaço. Alguns alunos, que moram em área rural e já tinham o hábito de plantar e cultivar vegetais, nos trouxeram conhecimentos e experiências que contribuíram para uma melhor compreensão de todo o processo. De modo geral, todo o projeto trouxe vivências e experiências muito significativas para toda a turma.


