V SELE
Resumo
Esse trabalho foi desenvolvido dentro da proposta curricular do município tendo como objetivo principal desenvolver habilidades de alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) Nível 3, que requer apoio intensivo em comunicação e aprendizado. O foco foi adaptar métodos de ensino baseados no hiperfoco do aluno para atender às suas necessidades individuais, utilizando estratégias visuais e interativas que promovessem o reconhecimento de letras, sílabas e palavras. Assim, a proposta visou implementar sistemas de comunicação alternativa e o uso de materiais didáticos adaptados. A alfabetização é uma habilidade essencial para autonomia e a inclusão social e alunos com TEA Nível 3 enfrentam desafios significativos nesse processo devido a suas dificuldades em comunicação, processamento sensorial e comportamentos repetitivos. Este projeto se justifica pela necessidade de proporcionar um ambiente de aprendizagem adaptado, que respeite o ritmo individual e as particularidades do aluno, utilizando abordagens que favoreçam o engajamento e a assimilação de conteúdos básicos de leitura e escrita. Sobre as atividades desenvolvidas, iniciou-se o trabalho de acordo com o hiperfoco do aluno e esse fator foi o ponto de partida para trazer os temas e as atividades específicas que capturam o interesse intenso do aluno. Isso pode incluir objetos, áreas de conhecimento, com atividades repetitivas e até mesmo aspectos sensoriais. Além disso, foram produzidos materiais didáticos que integraram o foco de interesse. Um dos hiperfocos foram os personagens “Minions” e, com isso, foram usados temas em atividades de todas as disciplinas. Em Matemática, por exemplo, foram trabalhados números e quantidades, em que o aluno fazia o recorte do personagem. No dia Mundial da Água, foi realizada uma montagem do personagem onde o mesmo tomava banho, lavava a calçada, fazia tarefas cotidianas utilizando a água, assim foi sinalizado ao aluno como fazer o uso devido da água, as demais disciplinas foram trabalhadas da mesma maneira. O aluno troca seu hiperfoco muito repentinamente, quando é preciso, então, criar novas estratégias de atividades de maneira rápida. Até a presente data, ocorreram diversos hiperfocos, a saber, YouTube, Coca Cola, Sonic, Universal, McQueem e a Marcha e Urso, o aluno tem fascínio pelo logo das marcas, quando se consegue obter a concentração do aluno.
