V SELE
Resumo
O presente projeto foi pensado e planejado visando proporcionar uma prática real de leitura e escrita, fazendo com que o espaço escolar se tornasse um ambiente alfabetizador, ou seja, com palavras possíveis de serem lidas por toda a comunidade escolar. Além disso, o projeto contribuiu significativamente para um envolvimento dos alunos tanto com a literatura infantil utilizada, quanto com as práticas de escritas que permearam o espaço escolar, nomeando objetos e lugares da escola. Esta proposta didática foi organizada com o objetivo de contribuir com a apropriação do sistema alfabético de escrita de forma lúdica e reflexiva, fazendo com que os alunos refletissem sobre a construção de palavras e se tornassem autônomos e participativos no processo de tornar a escola um lugar enriquecido de leitura, com isso atividades de sistematização foram aplicadas durante o projeto, a fim de estimular a alfabetização dos mesmos. Tais atividades do projeto foram elaboradas de acordo com as habilidades orientadoras da BNCC, consolidando algumas aprendizagens e ampliando novas práticas, habilidades como: “(EF01LP07) Ler palavras e pequenos textos, apoiando-se em pistas gráficas e semânticas. e (EF01LP08) Ler, em textos, palavras conhecidas via memória ou relacionadas à sua experiência pessoal”, as quais colaboraram para a organização do trabalho pedagógico, fazendo com que as pistas (reais) auxiliassem a leitura de palavras. Além disso, estimulou-se a leitura por memorização dos substantivos que nomearam os lugares da escola, através das placas de identificação construídas pelos alunos. Desenvolvermos, ainda, habilidades como “(EF03LP08) Localizar informações explícitas em textos” e “(EF03LP12) Inferir o tema e o assunto, com base na compreensão do texto”, as quais contribuíram para a organização de práticas que explorassem o livro literário utilizado, fazendo com que os alunos buscassem e localizassem informações na história e de fato, compreendessem o sentido do texto. Com base nesses objetivos e habilidades, o presente projeto iniciou com a leitura da história “Perigoso”, de Tim Warnes (2014), a qual fala de um animal que nomeia tudo que vê pelo caminho. Após a leitura desta obra literária, os alunos foram convidados a dialogarem sobre o que entenderam da história através de uma roda de conversa. Então, eles foram provocados a pensarem como poderiam fazer o mesmo no ambiente escolar. Logo, a turma decidiu nomear os lugares e objetos presentes na escola por meio de placas de identificação, assim como na história. Num primeiro momento, a turma saiu para localizar possíveis lugares e objetos a serem nomeados e cada aluno anotou, de forma espontânea, em seu caderno o que encontrou, construindo uma lista de palavras. Após, os alunos produziram as placas com os nomes dos locais e objetos presentes no espaço escolar e realizaram a colagem destas plaquinhas nos seus devidos lugares. Além disso, no decorrer do projeto, foram elaboradas atividades de sistematização, como produções de listas coletivas e individuais, exploração dos conceitos de substantivo e adjetivo, elaboração de frases e palavras que estavam presentes na história, entre outras atividades. Ao final do projeto foi possível perceber que a turma ficou estimulada em realizar práticas de leitura e envolvida com o espaço escolar.


