top of page

DIVERSÃO EM FORMA DE POEMA

Autores

Aline dos Santos Rodrigues; Ana Paula Raupp; Eduarda dos Passos Gonçalves; Indiana Becker Machado; Thaynara Zilz

Escola

Escola Municipal de Ensino Fundamental Aduci Arbues do Nascimento

Resumo

De acordo com as propostas de ensino organizadas na escola, pensamos em desenvolver um projeto que interligasse os componentes curriculares Língua Portuguesa e Educação Física, que incentive e aprimore a leitura e escrita de nossos alunos. Dessa forma, surgiu o projeto “Diversão em forma de poema” que traz como objetivo a criação de um poema musicado e um podcast. As ações propostas estão em consonância com a BNCC e, para atender à habilidade EF35EF09, “Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo”, o poema ganhará uma coreografia. O projeto é desenvolvido e articulado com as turmas 4º e 5º ano, durante as aulas de língua portuguesa, com as professoras regentes e, durante as aulas de educação física, com a respectiva professora, assim desenvolvendo, ainda, as seguintes habilidades: (EF35LP03) “Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global”; (EF35LP07) “Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização, estrutura; o tema e assunto do texto”; (EF35EF09) “Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo”; (EF35LP28) “Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas”. Durante a execução do projeto, sugerimos que os alunos escrevessem sobre seus lugares de vivência, como o ambiente escolar e a comunidade. O projeto foi iniciado durante as aulas de Educação Física, nas quais os alunos se reuniram para a criação do poema e, posteriormente, criarão a melodia e a coreografia. Serão desenvolvidas, ainda, as habilidades dentro do contexto da educação física, na qual a professora apresenta o objeto do conhecimento “dança”. Na continuidade, as professoras regentes irão promover atividades de leitura e escrita através da criação do “Podcast Aduci”, que trará narrações dos conteúdos desenvolvidos, contações de histórias, canções, entre outros.

Palavras-chave

Projeto; poema; coreografia.

bottom of page