V SELE
Resumo
Estimular a livre expressão é essencial na Educação Infantil. Por meio de projetos de arte, as crianças têm a oportunidade de se expressar de forma criativa e única, desenvolvendo suas habilidades emocionais, cognitivas e motoras. A arte permite que as crianças expressem suas emoções, ideias e percepções de maneira não verbal. Ao riscar, pintar, desenhar, modelar, criar, ou nos momentos de leitura e interpretação de obras os pequenos podem transmitir o que sentem e pensam, sem precisar de palavras. Isso promove o autoconhecimento e confiança, permitindo que elas se sintam seguras para expressar-se nas diversas áreas da vida. O projeto “Construindo Memórias: família na escola” traz todas essas emoções e sentimentos envolvendo escola e família em um grande piquenique cultural, artístico e diversificado com várias oficinas. Entre as diversas formas de leitura de mundo que conhecemos, a leitura da arte na Educação Infantil vem sendo de grande importância para o desenvolvimento de diversas habilidades que envolve o campo de experiências apresentadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e, ao mesmo tempo, garantido todos os direitos de ser criança. Sendo assim, a Arte está presente desde os primeiros riscantes até a construção das primeiras palavras nesta primeira etapa tão importante que é a Educação Infantil. Assim, este projeto consiste no desenvolvimento de seis oficinas em consonância com grande piquenique no parque do CEI Irmã Vera, a saber: Fios da Infância: Disponibilizamos fios e moldes em lindos corações para que as famílias com as crianças construíssem um chaveiro; Origami: Com orientação de uma mãe, foram disponibilizados folha A4 de cores diversas e moldes para construção de origamis; Caça ao tesouro: O desenvolvimento dessa atividade se deu nos espaços no nosso CEI, com as crianças e as famílias. Foram criadas normas e lembretes para direcionar até o ponto onde estava a outra pista e assim sucessivamente. A emoção da brincadeira está em seguir as pistas e caçar o tesouro. Utilizamos charadas e quem decifrasse ganharia um prêmio. Pensando fora da caixa: Foram disponibilizadas, sobre um cordão suspenso, caixas penduradas com tintas guaches e pincéis, deixando as crianças e as famílias manipularem livremente, tocando e observando suas características. Jardim do amor: Oferecemos mudas de flores para que as famílias junto com os filhos fizessem o plantio no canteiro na entrada do CEI Irmã Vera. Sabor da Infância: Foram utilizadas várias tintas naturais (Beterraba (vermelho), Cenoura (amarelo), Espinafre (verde), Urucum ou colorau (laranja), Terra (marrom), Pó de carvão (preto/cinza). Uma ótima maneira de envolver as crianças e os pais. Através do olfato a família sentiu o aroma e teve recordação de sua infância. Com folhas de sulfite, giz de cera, canetinhas e materiais para desenho disponibilizados foi possível representar suas lembranças por meio de cheiros de tintas naturais. Podemos dizer que nossos objetivos em unir a família e escola em prol do desenvolvimento e aprendizagem dos nossos pequenos, foram além das nossas expectativas, os resultados foram muito positivos para todos, família e escola.


