VIAJANDO NO DIÁRIO DA NINA

Autora

Shirley dos Santos

Escola

CEI – Acácio Bento

Resumo

Pensando em investir no trabalho com os gêneros textuais na educação infantil, em cuidado, valores, respeito, amizade, honestidade, companheirismo, coragem, cooperação, generosidade e até mesmo questões sociofamiliares, apostei no livro  da Lia  (na história da mascote do projeto do CEI – Centro Garopaba) e na história de Felpo Filva (Eva Furnari) para desenvolver com mais afinco as questões abordada acima. A proposta contou com uma parceria com as famílias. Lendo a história da mascote com as crianças, resolvemos dar vida a uma boneca com o nome de “Nina”, fazendo esse intercâmbio escola / família e, com a história de Felpo Filva, demos vida à questão de gênero textual na educação infantil.  A intenção é que todas as crianças cuidem da “Nina” que passará os fins de semana em suas casas, tornando assim a criança responsável pelos cuidados e registrando suas aventuras em um diário. Cada relato será apresentado à turma, se tornando um recurso para tratar de vários assuntos.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Justificativa

Os objetivos do trabalho são despertar nas crianças o desenvolvimento de sua imaginação e construir a realidade por meio de diferentes histórias, envolvendo afetividade, respeito, cuidados, incentivando e estimulando o registro em forma de diário, tornando a família parte integrante da atividade; desenvolver a oralidade e a escrita de um diário; trabalhar com as crianças diversos aspectos do pré-escolar, como desenvolvimento de hábitos de cortesia, respeito, regras de convívio, ampliação do vocabulário e construção da identidade, entre outros.

 

Palavras-chave

Nina; gênero textual; diário.