DIÁRIO PESSOAL: O REGISTRO DO DIA-A-DIA COMO INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA

Autoras

Carla da 5. R. Rocha*

Priscilla da C. Silva*

Escola

E. M. E. F. Norberto José Floriano da Silva

Resumo

O projeto foi pensado, visando a necessidade em desenvolver com mais autonomia as produções textuais dos alunos envolvidos. É perceptível que a pandemia acabou atingindo a vida escolar de muitas crianças e com o retorno escolar no ano de 2021, os estudantes apresentaram algumas fragilidades em relação ao ensino-aprendizagem. Contudo, os alunos do 3° ano, que frequentam o modelo de ensino alternado de nossa instituição de ensino, apresentaram certas dificuldades em relação à leitura e à escrita. As crianças encontram-se em processo de alfabetização, buscam desenvolver a consciência fonológica e relacionar a escrita com a leitura das palavras é um desafio diário para elas. Com o intuito de sanar dúvidas em relação à ortografia, concordância verbal e pontuação na utilização dos mesmos durante a escrita, sabemos que tal aprendizado só se solidifica com a prática de ambas as atividades: leitura e escrita, desenvolvemos este projeto que está em vigor. Desta forma, por meio do contexto do gênero Diário Pessoal, escolhido para lecionar na disciplina de português, iniciamos esta proposta com o objetivo de familiarizar os alunos com questões relacionadas à organização da estrutura de um texto e automaticamente a leitura do mesmo promovendo um hábito de estudo, registro e treino. As competências gerais previstas na BNCC, abordadas neste projeto são: Conhecimento, Trabalho e Projeto de Vida; Autoconhecimento e Cuidado. Em relação à disciplina da língua portuguesa, as habilidades estão previstas no Campo da Vida Cotidiana, abordando os eixos: oralidade; leitura-escuta; análise linguística e semiótica e claro produção de textos.

Diario pessoal.png

Desenvolvimento

Cada criança recebeu como objeto de estudo um caderno personalizado em formato de diário pessoal. Durante a semana complementar eles realizam um registro de um dia da semana. Em seu texto eles possuem como objetivo identificar características relatando por meio da produção textual sua manhã, tarde e noite. Para cada registro solicitado, recebem uma missão gramatical, na qual estarão aplicando na sua escrita e também realizando a correção do registro anterior. Contudo, a cada registro realizado, os alunos estarão praticando a leitura e escrita com frequência. Combinando ortografia a estruturação do texto.

 

Palavras-chave

Diário pessoal; escrita autônoma.

* Professora licenciada em pedagogia e atuante na rede municipal de ensino de Garopaba.