top of page
IV SELE.png
data amarelo.png

PROGRAMAÇÃO IV SELE / 2023

6 DE NOVEMBRO/2023 • SEGUNDA-FEIRA

18h - mesa de abertura

ā€‹

ABERTURA OFICIAL DO EVENTO

19h - mesa de abertura

ā€‹

LITERATURA, CULTURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES

ā€‹

com Prof. Dionísio Bahule (Universidade Pedagógica de Moçambique) e Profa. Bel Santos Mayer (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário- IBEAC)

ā€‹

mediação Profa. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis) e Profa. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)

det-01-prog.png

A promoção do acesso à literatura e à cultura como direito humano pode parecer contraditória diante de contextos em que as condições de vida estão distantes das ideais. No entanto, a fabulação e o sonho  são essenciais ao enfrentamento de vulnerabilidades. É preciso sonhar o futuro, dizê-lo, escrevê-lo, desenhá-lo, fazê-lo. A partir de sua experiência como educadora social, Bel Santos Mayer compartilhará práticas de inclusão do direito humano à literatura nos cotidianos de comunidades periféricas, destacando a atuação dos(as) mediadores(as) de leitura e das bibliotecas comunitárias na construção de um país leitor. (Bel Santo Mayer)

ā€‹

Ao analisar a relação entre literatura, homem e cultura, o escritor e professor Dionísio Bahule abordará a respeito da utopia de uma arte que aniquila o sujeito para propor a categoria do original. A palestra tratará sobre como esse modelo não se ajusta a um contexto de África e de Moçambique, em particular, onde a interrogativa que move o motor estético passa pela categoria do «Nós»; nós o colectivo – o sincero. O autor analisará como, hoje,  a nova crítica contrabandeia pequenos nadas para o processo do ensino e da leitura do objecto literário. (Dionísio Bahule)

7 DE NOVEMBRO/2023 • TERÇA-FEIRA

8h30min • sessão relatos de experiência

 

LEITURA E MATEMÁTICA

15h • intervalo

10h • intervalo

10h30min • sessão relatos de experiência

ā€‹

 

LEITURA E MATEMÁTICA

ā€‹

mediação Prof. Antônio Maurício Medeiros Alves (UFPel)

12h • intervalo

13h30min • palestra

 

QUE OBJETO É ESTE? REFLEXÕES SOBRE COMO O LIVRO CONVIDA À EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS NO CORPO-LEITOR

ā€‹

com Prof. Luís Carlos Girão (USP) e Profa. Juliana Pádua (Mackenzie)

ā€‹

mediação Profa. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa.  Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis)

Os livros são objetos que existem no mundo não apenas como suportes de palavras e imagens para se ler com os olhos e/ou os ouvidos. Eles também convidam ao manuseio e, assim, nesse abrir-e-fechar, tocar-e-ser tocado, rodar-e-puxar, o corpo-livro vai dialogando com outros sentidos do corpo-leitor, ainda mais quando pensamos  em obras mais experimentais e que exploram suas múltiplas materialidades. Nesse sentido, é válido questionar: O quê e como se lê para além de palavras e imagens em um livro? O que pode estar previsto no contato do corpo-leitor com o corpo-livro? De que modo essa estrutura-significante multissemiótica afeta o ler e o sentir? Buscando responder brevemente às questões levantadas, esta fala irá expor alguns modos de ler e sentir o corpo-livro como objeto que significa em múltiplas frentes de sentido, que explora linguagens verbais, visuais, sonoras, táteis e objetuais, convidando, assim, o corpo-leitor a um jogo de interações e movimentações que é o ler-brincar tão característico da literatura de infância contemporânea.

15h15min • palestra

 

A POESIA EM QUALQUER INSTANTE - DENTRO E FORA DA SALA DE AULA

 

com Escritora Edith Chacon

ā€‹

mediação Profa. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa.  Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis)

Tudo pode ser motivo para se criar um poema ou um instante poético. Trabalhar as emoções, brincar com o ritmo e as rimas, fazer sons, jogar com as palavras, imagens e fantasias, decifrar metáforas, escrever, ler, sentir, declamar e se encantar com a poesia pode ser desenvolvido desde cedo. Você topa "acordar as palavras" comigo? 

det-02-prog.png
8 DE NOVEMBRO/2023 • QUARTA-FEIRA

8h30min • palestra

 

BIBLIOTECA DE FORA: COMO OS LIVROS CONTEMPORÂNEOS PARA A INFÂNCIA REPRESENTAM A NATUREZA A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DA ECOLOGIA DECOLONIAL

 

com Jornalista Thais Caramico (USP)

ā€‹

mediação Profa. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis) e Profa. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)

Quando falamos em crise ambiental, pensamos em um futuro que depende das nossas ações e cuidados do agora. Os livros, sem cair no didatismo, podem trazer questões que nos ajudam a refletir sobre a vida, a natureza e as infâncias, a partir de elaborações poéticas. Mas de que forma isso está sendo abordado em narrativas literárias publicadas para crianças? A partir da interrelação de linguagens e saberes, irei apresentar um resumo comparativo sobre duas obras cuja temática é o crime ambiental ocorrido nas cidades mineiras, Mariana e Brumadinho. É preciso e urgente pensarmos em uma relação de igualdade e emancipação da dominação colonial, não de exploração, e é isso que a ecologia decolonial nos ensina: a questionar as maneiras de habitar a Terra para que possamos viver mudanças nessa relação.

10h30min • oficina

 

VERSO, SOM, RITMO: A POESIA NA SALA DE AULA

 

com Profa. Rosilene Koscianski (UFSC) e Profa. Regiane Boainain (PUC-SP)

ā€‹

mediação Profa. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis) e Profa. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)

A oficina tem como objetivo propor exercícios poéticos instigando professores a lidar com a poesia de forma brincante e ensaísta. Esses exercícios são eficientes para soltar a imaginação, destravar a sensibilidade e também mobilizar a escrita poética de criança de todas as idades. Um poema, um livro poético dita sua própria metodologia e abre para uma experiência poética que pode suscitar uma escrita. Afinal, a leitura de um poema é um convite ao leitor/ouvinte a dizer o seu verso. Então, nesta nossa oficina, vamos brincar com a linguagem, fazendo os seguintes exercícios poéticos: A poesia do nome; Criação de comparações originais, mágico-poéticas; Descrição de detalhes percebidos em objetos comuns; Criação de haicais: a fotografia do instante; O mundo pelo olhar das crianças: criação de um dicionário poético; Criação de poesia visual e Receitas poéticas.

10h • intervalo

12h • intervalo

13h30min • sessão de relatos de experiência

 

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

ā€‹

15h • intervalo

15h15min • sessão de relatos de experiência

 

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

ā€‹

mediação Profa. Darlene Webler (FURG)

9 DE NOVEMBRO/2023 • QUINTA-FEIRA

8h30min • sessão de relatos de experiência

 

LEITURA E LITERATURA INFANTOJUVENIL

ā€‹

10h • intervalo

10h30min • sessão relatos de experiência

 

LEITURA E LITERATURA INFANTOJUVENIL

ā€‹

mediação Profa. Marlene Zwierewicz (UNIARP)

12h • intervalo

13h30min • palestra

A CRIANÇA E A LINGUAGEM DO IMAGINAR

 

com  Prof. Gandhy Piorski

ā€‹

mediação Profa. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa.  Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis)

15h • intervalo

15h15min • PROJETOS FINALISTAS 

III Mostra Virtual de Projetos: Leitura, teoria e prática

Participantes das cidades de Garopaba, Laguna, Imbituba, Paulo Lopes, Pescaria Brava, Capão do Leão e  Santa Vitória do Palmar

ā€‹

mediação

Profa. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa.  Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis)

ā€‹

 

17h • Encerramento

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

ā€‹

Apresentação Cultural

UMA FÁBULA SOBRE A FÁBULA

 

com  Kelly Orasi

As crianças não têm intenções estéticas. Porém já são dotadas de sensorialidade anímica, sensível à luz estética. Expressam e captam qualidades artísticas. Mas uma ordem própria de qualidades. Existem peculiaridades nesse modo vinculativo da criança com a arte. A sensibilidade arquetípica da criança não abraça de pronto qualquer oferta. O encontro da potência anímica da arte com a imaginação da criança deve passar por acordos simbólicos. Só assim um alçará o outro à categoria do constitutivo, do transformador, do revolucionário.

ā€‹

ā€‹

ā€‹

det-04-prog.png

No conto árabe "Uma fábula sobre a Fábula", a narradora fala sobre o potencial que as histórias possuem de levar "verdades" aos lugares, aparentemente, inatingíveis. A presença da contadora é marcada por sua expressividade, proporcionando ao público uma performance sensível e poética.

ā€‹

ā€‹

ā€‹

PALESTRANTES / MEDIADORES

Bel_Santos_Mayer_2_edited.jpg
Bel Santos Mayer
ā€‹

É educadora social, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC, co-gestora da Rede LiteraSampa, formadora de jovens mediadores de leitura, docente da pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens do Instituto Vera Cruz. Mestra em Turismo (USP). Licenciada em Ciências/Matemática (USJT) e Bacharel em Turismo (UAM), tem especialização em Pedagogia Social(UniSal). Curadora da 11ª Edição do Prêmio São Paulo de Literatura, do Conselho Curador do 63° e 64° Prêmio Jabuti e do Comitê Curatorial do Theatro Municipal de São Paulo (2021 e 2023). Prêmios recebidos: Retratos da Leitura no Brasil-2018; Estado de São Paulo para as Artes-2019; 67° Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes na categoria “Difusão de Literatura Brasileira”; Prêmio Pessoa Inspiradora 2021 - APF - Associação Paulista de Fundações.

Dionisio BAHULE.jpg
Dionísio Bahule
ā€‹

Natural de Chidenguele. Filósofo. Ensaísta. Crítico Literário. Docente Universitário. Publicou em 2019 – «Fotojornalismo [OU] a Gramática das Sensações». Em co-autoria com a Paulina Chiziane, publica em 2021 – «A Voz do Cárcere». Em 2022 – publica «Tabuleiro Semiótico [OU] o Cálculo da Raiz Quadrada». Tem várias participações em Conferências no espaço Nacional e Estrangeiro com textos publicados em Universidades e Revistas de especialidade.

Edith_Chacon_.jpg
Edith Chacon
ā€‹

É formada em Letras pela PUC/SP. Pós-graduada pela Faconnect – O livro para a infância: processos contemporâneos de criação, mediação e circulação. Conta histórias e brinca com rimas e palavras desde o tempo em que dava aula para suas bonecas. Lecionou até 2020 e atualmente se dedica a escrever livros de infâncias. Publicou Simplesmente ler (Callis); Era uma vez outra vez (Barbatana); a Coleção Quer brincar de rimar? (Biruta); (Des)apontado (Amelì); Brincabichos – em versos e cartas (Estrela Cultural); Somos o que somos, mas nem sempre (Leitura e Arte)  Bicho? Que bicho? (Selo FNLIJ – Tigrito); Salsicha
(Abacatte); Na casa deles (Selos: AEILIJ, FNLIJ) em coautoria com Priscilla Ballarin foi um dos cinco finalistas do Prêmio Jabuti/2021; Bicharada (Gaivota) e Você já viu um bichoassim
(Carochinha).

Gandhy.jpg
Gandhy Piorski
ā€‹

Artista plástico, pesquisador das práticas da criança. Teólogo e Mestre em Ciências da Religião. Realiza pesquisas nas áreas de culturas, produções simbólicas, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades discute as narrativas da infância, seus artefatos, brinquedos e linguagens, criando com isso exposições, realizando curadorias, propondo intervenções.

Juliana PƔdua.jpeg
Juliana Pádua S. Medeiros
ā€‹

Doutora em Letras (MACKENZIE), mestre em Letras (USP) e especialista em Literatura e Artes Visuais (UNIFEV), Juliana é membro de vários grupos de pesquisas, entre eles “Literatura Infantil e Juvenil”, o GEPLIJ (CNPq/UNIFESSPA), no qual é vice-líder. Além de consultora pedagógica, assessora de projetos, formadora de professores e produtora de conteúdo na área de literatura e seus diálogos com as artes, as mídias e as tecnologias, bem como com ateliê de linguagens, é gerente de projetos educacionais na Elo Editora.

Luis GirĆ£o.jpg
Luis Carlos Girão
ā€‹

Doutor e mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, é membro associado da International Research Society for Children's Literature, da Korean Literature Association e da Korea Association of Literature for Children and Young Adults, além de membro do grupo de pesquisa "Hallyu - Estudos Coreanos", certificado pelo CNPq. Realiza pós-doutorado em Estudos Coreanos pela FFLCH/USP, focado na literatura infantil coreana, e trabalha como agente e tradutor de literatura coreana.

Regiane.jpeg
Regiane Boainain
ā€‹

Mestre e doutoranda em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP), pesquisa a presença gumbrechtiana na contística de João Anzanello Carrascoza. É membro dos Grupos de pesquisa (CNPq): A Voz escrita infantil e juvenil e O narrador e as fronteiras do relato (ambos pela PUC -SP). Regiane é professora, autora de materiais didáticos e, atualmente, coordena os cadernos de Experiência de leitura literária da editora Casulo. Oferece cursos de Poesia de infância voltados para professores.

Rosilene.png
Rosilene Koscianski
ā€‹

Mestre e Doutora em Educação (UNESC/ UFSC), com Estágio Sanduíche (UMINHO/Braga/PT), graduada em Pedagogia (UnC). Membro dos Grupos de Pesquisa: Literalise/UFSC, GIPPPGE/UPE e CIEC/UMINHO. Professora aposentada (SED/SC), atua como professora no Ensino Superior e ministra cursos de poesia voltado para professores. Autora e coautora de vários artigos, capítulos de livros no campo da Educação e coorganizadora de livros, entre os quais está Poemas para todos os anos: os livros premiados pela FNILJ (1992-2019) e Cartas gravadas: celebração da voz na formação docente.

Thais-caramico.jpeg
Thais Caramico
ā€‹

Jornalista com segunda graduação em Pedagogia para Liberdade, é mestranda no Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA-USP), onde pesquisa sobre as relações com a natureza nos livros para a infância. No Instagram, compartilha essa caminhada no perfil Biblioteca de Fora. Criou o site Garatujas Fantásticas e é co-fundadora do Estúdio Voador, que desde 2015 produz narrativas e conteúdos impressos e digitais com foco na infância, educação, ciência, arte e cultura. Também escreveu o zine "Filoteca para colecionadores de botânicas imaginárias" (Voa zines), e é resenhista de livros para as crianças.

Antonio_Mauricio.jpg
Antônio Mauricio Medeiros Alves (mediador)
ā€‹

É licenciado em Matemática e Graduado em Pedagogia, Especialista em Educação Matemática e Docência no Ensino Superior, Mestre e Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), lotado no Departamento de Ensino da Faculdade de Educação. Atua como docente do Curso de Pedagogia, na área de Ensino de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Mestrado em Educação Matemática.

Darlene_Webler.jpg
Darlene Webler
(mediadora)
ā€‹

Darlene Webler tem doutorado em Letras-Estudos da Linguagem, especialidade Teorias do Texto e do Discurso (UFRGS) e mestrado em Linguística Aplicada, especialidade Linguística Textual (UNISINOS). É professora-associada da Universidade Federal do Rio Grande/FURG, vinculada ao Instituto de Letras e Artes, atua atualmente como docente (graduação e pós-graduação) e vice-diretora do Campus Santo Antônio da Patrulha/FURG-SAP, além de integrar diferentes Conselhos (Administração Superior e do Campus) e Comitês (Extensão, Inovação e Tecnociência Solidária), programas e projetos.

Luana
Luana de Gusmão Silveira  (mediadora)
ā€‹

Mestre em Letras – Estudos da Linguagem, especialidade Teorias do Texto e do Discurso, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. É docente do Instituto Federal de Santa Catarina – câmpus Garopaba e atua no desenvolvimento de cursos, oficinas e projetos de pesquisa e extensão voltados à formação continuada de professores. Coordena o Seminário de Educação, Leitura e Escrita - SELE, o projeto IFSCineminha: arte e cultura na infância, cursos de formação continuada para professores em Leitura: teoria e prática; e o Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas. É líder do Grupo de Pesquisa em Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Leitura e Escrita - GEPLE, cadastrado no CNPq.

Mari.jpg
Marizete Bortolanza Spessato (mediadora)
ā€‹

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, com estágio de doutoramento na Università Degli Studi di Padova-Italia e mestre em Linguística pela UFSC. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Docente do Câmpus Florianópolis, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC. Também coordena o Seminário de Educação, Leitura e Escrita - SELE.

Marlene.jpg
Marlene Zwierewicz (mediadora)
ā€‹

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica e do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade – GCET. Coordenadora - com Saturnino de la Torre - da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC. Responsável com Saturnino de la Torre (Universidade de Barcelona) pela criação da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores - PCE.

Kelly Orasi low.jpg
Kelly Orasi
(contadora de histórias)
ā€‹

Considero-me uma “espalhadeira” de Boas Histórias. Artista das narrativas orais, cênicas e escritas. Atuo no despertar de novos narradores das mais diversas áreas profissionais, há mais de 20 anos. Sou uma das fundadoras do Curso da Biblioteca Hans Christian Andersen, realizado pelo Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, e da plataforma de cursos e conteúdos sobre a arte narrativa Portal das Histórias. Docente da pós-graduação “Narração Artística – O contador de histórias no contexto urbano”, d’A Casa Tombada. Como brincante dos objetos, mergulho em suas metáforas, memórias e ludicidades para o impulso do imaginário de crianças e adultos.

bottom of page