POETIZANDO
A HISTÓRIA

Autores

Renata Silvano de Carvalho

Denise de Souza Gonçalves

Escola

Escola de Educação Básica Maria Corrêa Saad

Resumo

O projeto aqui apresentado foi aplicado na Escola de Educação Básica Maria Corrêa Saad, no ano de 2019, e desenvolvido em parceria com a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, com a finalidade de levar os alunos do 1ª série 03 do Ensino Médio a produzirem poesias com contextos históricos e temáticas do tempo passado ou presente, elencando assim momentos da História do qual tivessem maior interesse em estudar. Esta liberdade oportunizou a abordagem de diversos temas, pois a cada poesia apresentada aconteciam debates que levaram ao aprofundamento dos conteúdos.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Justificativa

Na prática docente da autora deste projeto, a produção de poesias vem sendo usada como ferramenta para tornar as aulas de História mais interessantes e dar aos estudantes o protagonismo para escolherem os conteúdos a serem abordados e posteriormente aprofundados em debates na sala de aula. No entanto, no ano de 2019, a parceria com a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura surge a partir da necessidade de trabalhar a composição formal do gênero do discurso "poema". Assim, enquanto a disciplina de História abordou o contexto histórico, Língua Portuguesa e Literatura trabalhou a organização do gênero do discurso mencionado. Dessa forma, a produção das poesias exigiu dos estudantes o exercício da leitura, fazendo com que os mesmos enriquecessem e ampliassem seu vocabulário, além de desenvolverem a escrita e o maior conhecimento sobre os temas apresentados. O projeto abordou diversas competências gerais da educação básica, pois os estudantes durante as aulas valorizaram e utilizaram os conhecimentos historicamente construídos para entender e explicar a realidade, exercitaram a curiosidade intelectual, investigando, refletindo e fazendo análise crítica com base nos conhecimentos adquiridos. Também valorizaram a diversidade de saberes e vivências culturais ao se apropriarem de conhecimentos que promoveram o respeito ao outro e aos direitos humanos e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, levando-os a compreender o modo de vida de cada cidadão.

 

Desenvolvimento

Como alguns conteúdos da disciplina de História nem sempre são atrativos, faz-se necessário buscar metodologias que instiguem o interesse dos estudantes e leve-os a querer participar de uma forma mais efetiva. Assim, no ano de 2019, junto à turma da 1ª série 03, do Ensino médio, inicialmente levou-se a proposta da produção de poesias a partir de temas escolhidos pelos estudantes, porém como alguns alunos tinham dificuldades para estruturar o texto buscou-se a parceria com a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, a fim de ampliar o conhecimento referente a este gênero do discurso.

Todo o projeto aconteceu de forma interdisciplinar, visto que, enquanto na disciplina de História os alunos pesquisavam e estudavam o tema a ser trabalhado, na Língua Portuguesa e Literatura eram focalizados os elementos formais do gênero "poema".

Em sala de aula, na disciplina de História, foi conversado como seria executado o projeto, o qual poderia ser realizado em equipes ou de forma individual. Após a divisão dos grupos, cada um discutiu sobre as possibilidades de qual tema pesquisar. Além disso, enquanto os grupos eram orientados quanto ao contexto histórico de cada tema, a disciplina de Língua Portuguesa trabalhava os aspectos sociais, composicionais e estilísticos do gênero poema, iniciando-se com o estudo de noções de versificação (verso, estrofe, métrica, rima, ritmo), passando-se, após isso, ao estudo de algumas formas fixas de poemas e retornando-se ao estudo das figuras de linguagem já realizado anteriormente ao projeto.

As apresentações foram realizadas em sala de aula. Cada equipe comentou os motivos que a levou a escrever sobre o tema escolhido e as dificuldades encontradas no processo de criação. Dessa forma, obteve-se assuntos diversificados, sendo eles: a trégua de Natal durante a Primeira Guerra Mundial, a homofobia no Brasil, a discriminação quanto ao preconceito racial, o feminicídio, o machismo e o processo da Revolução Francesa. E, após cada apresentação, o contexto trabalhado foi levado ao debate com os demais alunos, facultando-lhes a reflexão sobre os temas, sendo muitos os questionamentos levantados. Falou-se sobre a violência contra a mulher, a discriminação com os homossexuais e a falta de direitos, o quanto as pessoas sofrem com o racismo e o quanto ele ainda está impregnado nas pessoas, refletiu-se sobre os problemas trazidos por uma guerra, o reflexo dela na sociedade e o sofrimento para as famílias que perderam seus entes queridos, e com a poesia sobre a Revolução francesa foi problematizado sobre a riqueza que está nas mãos de poucos e a pobreza na vida de muitos e o quanto a população sofreu com essa diferença econômica, a qual inclusive vemos continuamente em muitas sociedades atuais. 

Em novembro de 2019, os poemas foram expostos na sala temática de Língua Portuguesa, para o Sarau Literário da escola, e alguns deles foram recitados para outras turmas que visitaram essa sala durante o evento escolar. Sobre as formas de avaliação, foram considerados: o empenho individual de cada membro da equipe, a participação no dia da apresentação e o conhecimento do conteúdo trabalhado.

 

Palavras-chave

Poesias; contextos históricos; conhecimento